Curso Básico Inventor 2013
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Curso Básico Inventor 2013
Curso Básico Inventor 2013
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O Inventor 2013 é mais uma poderosa ferramenta de CAD 3D desenvolvida pela Autodesk com a finalidade de auxiliar, com muita flexibilidade, na criação de projetos mecânicos 3D, na simulação de produtos ou no desenvolvimento de ferramentas que estejam ligadas ao qualquer área da engenharia.

Inicialmente no módulo de introdução faremos um tour pelo Inventor 2013, conheceremos o software e as possibilidades que ele oferece, bem como a possibilidade de integrá-lo facilmente ao AutoCAD. Tanto no primeiro como no segundo módulo do curso iremos conhecer as características principais do software e toda sua interface arrojada, porém muito dinâmica é fácil de ser usada.

Do terceiro módulo em diante começaremos a criar geometrias entendendo como realizar essa tarefa desde o princípio, vamos explorar todas as ferramentas de sketch para poder desenhar várias formas geométricas. O ambiente de sketch do Inventor 2013 é bastante amigável e dispõe de inúmeras ferramentas para facilitar o nosso trabalho.

Após criarmos muitos modelos sólidos no Inventor 2013, vamos aprender a editá-los e modificá-los usando recursos de modelamento totalmente inovadores e que garantem um ótimo resultado para o desenvolvimento do projeto. Nos dois últimos módulos do curso iremos primeiramente aprender a usar técnicas de montagem para criar conjuntos montados de componentes de um projeto, depois disso vamos, a partir de peças ou conjuntos 3D, criar desenhos 2D no ambiente drawing do Inventor 2013, com a criação desses desenhos poderemos detalhar tanto a montagem quanto as peças individuais do nosso projeto.

Este curso foi desenvolvido para que o aluno, ao final do curso, tenha a plena capacidade de desenvolver um projeto desde o inicio passando por todas as etapas necessárias do desenvolvimento até chegar ao fim com muita segurança e eficiência.

Objetivo do curso

Este curso tem com objetivo ensinar ao aluno de maneira muito dinâmica e com exemplos práticos como executar todas as etapas necessárias para desenvolver um projeto desde sua concepção até sua conclusão e apresentação. Vamos criar de simples sketches a peças elaboradas, também iremos realizar modificações no projeto e criaremos montagens e detalhamentos 2D para que o projeto possa ser apresentado a quem irá executá-lo.

Público alvo

Iniciantes em Inventor e AutoCAD
Desenhistas cadistas
Projetistas
Engenheiros de todas as áreas
Estudantes de engenharia ou áreas ligadas à mecânica
Nível do curso

O curso de Inventor 2013 está voltado ao nível básico de conhecimento sobre o software, porém o escopo do curso visa oferecer um conteúdo único e exclusivo com muitas dicas e exemplos bem elaborados que permitem ao aluno ascender facilmente ao nível intermediário e até mesmo ao avançado.

1 - Introdução ao Inventor 2013, a interface e os ambientes de trabalho
1.1 - Conhecendo as principais características da interface do software
1.2 - Conhecendo a tela de boas vindas, o menu bar e as ferramentas iniciais do ribbon
1.3 - O ribbon em cada ambiente, o browser bar e os menus contextualizados
1.4 - Os comandos de visualização e a manipulação do modelo no Inventor 2013 2 - Gerenciando arquivos e integrando o Inventor 2013 ao AutoCAD
2.1 - Os ambientes de trabalho de modelamento 3D, montagens e detalhamento
2.2 - Integração do Autodesk Inventor 2013 com o AutoCAD
2.3 - Conhecendo e gerenciando os arquivos do Inventor 2013 3 - Fundamentos e ferramentas do sketch 2D
3.1 - O que é um sketch e por que utilizá-lo
3.2 - Definição do padrão de unidades e início do projeto com base na origem, nos planos de trabalho e nos eixos padrões
3.3 - As ferramentas line, circle e arc
3.4 - As ferramentas rectangle, spline e ellipse
3.5 - As ferramentas point, fillet/chamfer, polygon e text
3.6 - As Ferramentas move, copy e rotate
3.7 - As ferramentas scale, stretch e offset
3.8 - As ferramentas trim, extend e split 4 - O trabalho com pattern, dimensões, restrições geométricas no sketch 2D e edição do sketch
4.1 - Criando padrões com a ferramenta pattern
4.2 - Dimensionamento básico ou automático no sketch 2D
4.3 - O que são restrições geométricas no sketch 2D
4.4 - As restrições coincident, parallel e tangent
4.5 - As restrições collinear, perpendicular e concentric
4.6 - As restrições horizontal, vertical e symmetric
4.7 - Editando um sketch 2D e suas restrições 5 - Criação de sólidos no Inventor 2013
5.1 - O que é um corpo sólido e por que usá-lo
5.2 - Criando um corpo sólido a partir do recurso primitives
5.3 - Criando sólidos por meio de extrude e revolve
5.4 - Criando sólidos com loft e sweep
5.5 - Criando sólidos com o recurso coil 6 - Modificação e edição de sólidos no Inventor 2013
6.1 - Fazendo furos com a ferramenta hole e criando nervuras com o rib
6.2 - Aplicando fillet constant e variable
6.3 - Usando os recursos chamfer e draft
6.4 - Aplicando o recurso pattern para cópia linear, circular ou espelhamento 7 - As técnicas para o trabalho com montagem de conjuntos
7.1 - O que é o trabalho com montagem de conjuntos e qual sua finalidade
7.2 - Abrindo um novo documento de montagem padrão e inserindo componentes
7.3 - Adicionando restrições aos componentes da montagem
7.4 - Criando um novo componente na montagem 8 - Criação de desenho e detalhamento a partir de peças 3D
8.1 - O que é o ambiente drawing e quais suas possibilidades no Inventor 2013
8.2 - Criando uma vista e projetando as demais vistas do desenho
8.3 - Criando a vista auxiliar, de seção e de detalhe a partir da vista existente
8.4 - Inserindo as dimensões e a simbologia no desenho